“O alto preço da passagem não cabe no bolso dos estudantes e temos certeza de que a educação está para além dos muros das escolas”. Mauricio Presidente da UMES Itapevi
O acesso à educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. No entanto, as barreiras econômicas podem se tornar obstáculos significativos para muitos estudantes que desejam buscar conhecimento e oportunidades de crescimento. É nesse sentido que o passe livre estudantil aparece como uma política crucial que não apenas promove a acessibilidade à educação, mas também traz benefícios para a sociedade como um todo.
Segundo Mauricio de Sales Presidente da União dos Estudantes de Itapevi, a entidade vai retomar a luta pelo passe livre e irrestrito aos estudantes. Pois ele afirma ter a compreensão de que os estudantes não adquirem conhecimentos apenas nos dias úteis, em horário escolar. Muito pelo contrário, é nos fins de semana e nos feriados, frequentando exposições, estádios, cinemas, clubes, bibliotecas, museus, teatros, palestras e outras atividades que o estudante complementa sua formação.” Explica.
“Os estudantes da periferia, que já não possuem no seu bairro esses e tantos outros instrumentos de arte, cultura e lazer, se veem obrigados a se deslocar até esses espaços, localizados principalmente nas regiões centrais, e ainda arcar com a tarifa de 5,30. Sabemos que muitas famílias não dispõem desta quantia nem para comprar o pão de cada dia, quem dirá para subsidiar a educação de seus filhos.” Continua Mauricio.
Para Mauricio, desenvolver uma cidade e formar uma juventude que participe dessa construção é necessário, antes de tudo, garantir uma formação aos estudantes secundaristas com acesso a todos os mecanismos para uma educação qualificada. É visando essas diretrizes que os líderes estudantis de Itapevi já estão se reunindo para traçar estratégias para o início da luta buscando a conquista do passe livre estudantil em Itapevi.
“Essa é uma luta de muito tempo, de muitas mobilizações, reuniões, projetos, conversas com os governantes. Há 70 anos os movimentos sociais já pautavam o Passe Livre e esse ano vamos começar a pautar em nossa cidade.” – Declarou o presidente da UMES-Itapevi
“O Passe Livre significa a democratização do acesso de milhões de jovens à educação, cultura, esporte e cidadania” Finalizou Mauricio.
O que é o Passe Livre Estudantil?
O “passe livre estudantil” é um programa ou política que visa proporcionar aos estudantes o acesso gratuito ao transporte público, como ônibus, metrô, trem ou outros meios de transporte. Esse tipo de benefício é geralmente oferecido para ajudar os estudantes a se deslocarem de suas residências até suas escolas, faculdades ou universidades, aliviando o custo financeiro associado ao transporte.
O objetivo do passe livre estudantil é facilitar o acesso à educação e promover a igualdade de oportunidades para os estudantes, independentemente de sua condição socioeconômica. Muitas vezes, os estudantes podem receber um cartão ou bilhete especial que lhes dá direito a utilizar o transporte público de forma gratuita.
Esse tipo de programa pode ser implementado em diferentes níveis governamentais, como municipal, estadual ou nacional, e as regras e benefícios podem variar de acordo com a região e a legislação vigente. Além disso, o passe livre estudantil também pode ser parte de uma política mais ampla de incentivo à educação e ao engajamento dos jovens na sociedade.