Início Opinião Editorial Política: O início do fim do neoliberalismo, pelo menos por enquanto…

Política: O início do fim do neoliberalismo, pelo menos por enquanto…

0
O início do fim do neoliberalismo, pelo menos

Não. Infelizmente ainda estamos longe do início do fim do neoliberalismo. Pois até mesmo líderes governamentais com discursos light são bem neoliberais. Mas podemos considerar que a não reeleição de Trump foi uma enorme derrota para a extrema direita.

Lembro das minhas indignações com as medidas do Macri logo no início. Não demorou muito os Argentinos logo trataram de se livrar dele.

Enquanto isso na Bolívia (que acaba de reverter um golpe dado pela direita 1 ano atrás), tentam matar o presidente eleito com atentado a dinamite duas noites atrás. Sem sucesso, graças ao bom Deus.

Nos EUA não se trata da vitória de Biden, mas sim da derrota de Trump. Essa serviu também para isolar o Bolsonaro. Mas não deixou de ser uma chantagem liberal como diz Žižek: “quando o sistema nos obriga a escolher sempre o mal menor”.

O Brasil tende a seguir o mesmo caminho: remover Bolsonaro da presidência (lugar onde ele não deveria estar). Não é surpresa que Bolsonaro é o pior presidente que o Brasil já teve dentro do período democrático. Governo entreguista que sacrifica os interesses do povo brasileiro por amizade imaginária com Trump. Um péssimo exemplo de homem público que acha que não deve satisfações à sociedade, que está acima de tudo e de todos, que trata a coisa pública como negócio de família e que despreza as normas mínimas de civilidade.

Contudo, ficou claro que o povo experimentou e não gostou do amargo gosto do neoliberalismo, da desregulação do mercado. Foi duro aprender que o livre mercado não se movimenta ao gosto do consumidor. E tantos foram os alertas, mesmo assim a maioria optou pelo pior. Mas, nem tudo está perdido. 2022 está logo ali na esquina, e com certeza o povo brasileiro fara um ajuste, corrigindo a trajetória deste país.

Por fim, o que é Neoliberalismo? Em resumo neoliberalismo é: Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; A política de privatização de empresas estatais, ou seja, a privatização de todos os setores da economia nacional; a defesa dos princípios econômicos do capitalismo com ênfase na globalização e para fechar, o corte de investimentos em serviços públicos.

Apoiar o neoliberalismo é apoiar a luta dos ricos contra os pobres e aplaudir aquilo que te destrói.


Danger Soares é sociólogo, professor, nascido e criado na periferia, estudante de escola pública. A militância política vem desde a adolescência quando foi líder estudantil atuando na União dos Estudantes de Itapevi, militante aguerrido das causas populares, atuou como Coordenador de Juventude na Prefeitura de Itapevi onde teve a oportunidade de implementar diversas políticas públicas para a juventude itapeviense. Atualmente coordena o Movimento Luta e Esperança, onde se discute os problemas da cidade e propõe soluções.  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile