Início Estilo de Vida PHD em Neuropsicologia, revela benefícios da meditação, que pode ser praticada em...

PHD em Neuropsicologia, revela benefícios da meditação, que pode ser praticada em qualquer lugar

0

Por Karine Kelly

Na minha estreia como colunista, ou seja, semana passada, (rs) falei sobre o marketing negativo criando sobre a meditação. Isso porque, parte de suas práticas estão inseridas no contexto espiritual. Entretanto, com a tecnologia, os benefícios, até então místicos, passaram a ser evidenciados por cientistas.

Para aprofundar, o protagonista de hoje é o Richard Davidson, PhD em neuropsicologia, fundador do Centro de Investigação de Mentes Saudáveis na Universidade de Wisconsin-Madison. De acordo com a revista Time, Davidson é considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo, acumula prêmios importantes conquistados por suas pesquisas, originando vários livros. 

Em sua graduação em Psicopatologia e Psicofisiologia pela Universidade de Harvard, Richard estudava os mecanismos cerebrais da depressão e ansiedade, apesar da falta de apoio de seus professores, viajou à Índia para investigar: como uma mente calma pode produzir bem estar em qualquer situação?. Onde conseguiu comprovar geneticamente, que as estruturas do cérebro são capazes de mudar em apenas duas horas. Isso acontece de maneira automática, porém pode-se usar a neuroplasticidade do cérebro a seu favor, para romper velhos padrões e criar novos.

Em 1992, Richard foi desafiado por Dalai Lama, ao contestar seus objetos de pesquisas: depressão e ansiedade.  Ao invés, deveria usar seus equipamentos para estudar gentileza e compaixão, aspectos tradicionais do budismo.

Ciência e espiritualidade já foram extremamente antagonistas. Contudo, cada vez mais esses aspectos da vida estão encontrando pontos de concordância, como está sendo os estudos sobre os benefícios da meditação, causando enorme alegria para essa que vos escreve. 

Após Richard aceitar o desafio, começou seus estudos, evidenciando em bebês a capacidade de ser bondoso, que é perdido quando não praticada.

Num estudo recente, provou que o cérebro adulto pode ser treinado para a compaixão pela Meditação Metta, ou da Bondade Amorosa. Na pesquisa, os participantes passaram por ressonância magnética, conforme viam imagens de sofrimento eram registradas a capacidade de compaixão. 

Durante duas semanas, ouviram áudios de 30 minutos, estimulando-os, inicialmente, a pensar em alguma pessoa amada precisando de ajuda. Numa tentativa de aliviar o sofrimento dela, era pronunciado as seguintes frases: “Que você possa estar livre do sofrimento. Que você possa ter alegria e conforto.”

Na segunda parte, o áudio sugere que os participantes pensem em alguém “neutro” passando por sua vida sem causar oscilação de humor, uma operadora de caixa do mercado, o entregador da farmácia ou motorista do ônibus, por exemplo, repetindo as mesmas frases. Por último, pensando numa pessoa que causou mal, desejando aliviar o sofrimento dela, pronunciava os dizeres, buscando sentimentos similares aos que sentiu para a pessoa amada.

Para concluir a pesquisa, houve nova ressonância magnética com as imagens de sofrimento. Com o processo notaram o crescimento da região do cérebro relacionada ao bem-estar, aumentando a produção de serotonina, fortalecendo a imunidade do corpo e diminuição dos estímulos neurais ligados à região de medo, causando um alívio à tensão, redução de problemas do coração, de insônia e de dores, mesmo sendo crônicas.

Considerando que muitos leitores são, extremamente, atarefados, perambulando de um lado para outro, nem sempre dispõem de 30 minutos diários para tal prática.

Com isso, sugiro um desafio diferente: cada pessoa que encontrar em seu dia, mentalize que ela é feliz, que ela é amada e realizada, é um exercício discreto e, extremamente, poderoso para você, pois, intencionalmente, mudará o seu cérebro para melhor, reduzindo as rotas neurais que estão ligadas ao medo, ao instinto de luta e fuga, que causam estresse, ansiedade e depressão, fortalecendo e criando novas rotas, no qual te coloca em estímulos do bem, trazendo energia de mudança, de fortalecimento de si, pois como afirmado por Richard: “A base para um cérebro saudável é a bondade.”

Em vários momentos em que encontro-me neste ponto do parque da cidade, estou fazendo, exatamente, isso: olhando para todos os circulantes desejando que sintam minha energia amorosa envolvê-los. Suponho que para a mente dos itapevienses, não faz muita diferença, mas, como somos mais energia do que corpo, (aliás, ótimo tema para próxima matéria: Energia Vital 😍) posso garantir que sim, saiu de lá com muito mais leveza e alegria.

Para ajudar seu cérebro a perceber a eficiência dessa postura sobre as pessoas e os lugares que você vai, farei uma live amanhã, dia 06 de junho de 2021, às 18h18, para praticarmos juntos e sentirmos a transformação que o exercício pode causar. 
Domingo, ao vivo no: https://www.instagram.com/karine.seretransbordar/

Te espero lá, pra começar sua semana com chave de ouro! 😘

Texto por:  Karine Kelly, mentora de meditação, coach e hipnoterapeuta.
Revisão por: Jéssica Almeida

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile