Início Itapevi Itapevi realiza I Encontro das Equipes Guardiã Maria da Penha

Itapevi realiza I Encontro das Equipes Guardiã Maria da Penha

0

Evento reunirá as equipes de Itapevi, Barueri, Cotia, Embu, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra

Em celebração ao Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência doméstica, a Prefeitura de Itapevi realiza, no dia 31, às 14h, o I Encontro das Equipes Guardiã Maria da Penha – Região Oeste. O evento promovido pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana acontecerá no auditório da Secretaria de Educação (R. Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro).

O encontro irá reunir as equipes de Itapevi, Barueri, Cotia, Embu, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra com o objetivo de valorizar a participação das equipes Guardiã Maria da Penha no efetivo combate à violência doméstica por meio da fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência, deferidas às vítimas.

O evento contará com palestras ministradas pela delegada Priscila Camargo Campos Gonçalves, da Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi; pela secretária municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Elza Paulina de Souza, e pela psicóloga Ana Carolina Fonseca.

Além das palestras, durante o encontro, os integrantes da equipe itapeviense serão agraciados com Moção de Aplauso, aprovada pela Câmara Municipal, em sessão do dia 15 de junho.

Combate e punição

Em Itapevi, a proteção à mulher vítima de violência doméstica é levada a sério e conta com uma ampla rede de prevenção, assistência e repressão a este crime.

A Equipe Guardiã Maria da Penha foi exclusivamente treinada pelo Ministério Público, para atender e assistir às mulheres vítimas desta violência. O programa é uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que atua tanto na prevenção quanto na repressão de crimes contra a mulher, crianças e adolescentes.

O atendimento Social também é fundamental para garantir a rede de apoio. Por isso, a Prefeitura mantém equipes treinadas dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para identificar ocorrências, prevenir riscos e também promover ações que estimulam a autoestima da mulher e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) orienta e oferece acompanhamento psicológico e social, fazendo, quando necessário, o encaminhamento das vítimas à Casa Abrigo, mantida pelo CIOESTE, consórcio de municípios da região.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) é outro importante elo desta rede de proteção, realizando acompanhamento médico e psicológico para as vítimas.

Por fim, o acompanhamento jurídico oferecido no Resolve Fácil, pela OAB, oferece o suporte jurídico que auxilia e orienta sobre guarda dos filhos, divórcio, pensão alimentícia e medidas protetivas para assegurar direitos e proteção às vítimas.

Como Denunciar

Atendimento 24h

Disque 180

Polícia Militar 190

Guarda Municipal 199

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile