Entre os assuntos que serão debatidos estão nova tarifa, novas linhas e entrada de outra empresa de ônibus no sistema
A prefeitura de Itapevi, na Grande São Paulo, realiza nesta quinta-feira, 15 de abril de 2021, uma audiência pública para debater a nova concessão de serviços de ônibus na cidade.
Como mostrou o Diário do Transporte, em março foi lançada uma consulta pública para tomada de sugestões.
A audiência pública desta quinta-feira (15) será virtual por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=6aYj6WDokY0
O título do procedimento é “Concessão Onerosa do Lote Único do Serviço de Trabalhos Coletivo de Passageiros do Município de Itapevi”, ou seja, apenas uma empresa vai prestar serviços. https://licitacoes.itapevi.sp.gov.br/licitacoes/523
Atualmente, as linhas são operadas pela Benfica.
Entre os temas que são debatidos, segundo a prefeitura, estão valores de tarifas, extensão de trechos percorridos pelos veículos, possibilidades de novas rotas e frota expansão da nova, além do período de vigência do futuro contrato de concessão.
PROPOSTAS INICIAIS:
Inicialmente, a prefeitura projeta uma frota de 85 ônibus, sendo 10 reservas. Serão 36 linhas.
Cada ônibus não pode ter mais de dez anos de fabricação e a idade média da frota será de 10 anos.
O projeto básico ainda prevê wi-fi em todos os ônibus, ar condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, redução dos índices de poluição com sistema mecânico inteligente e integração com outros sistemas de transportes na cidade.
As contribuições devem ser consideradas no edital, cuja previsão de lançamento é ainda no final de abril.
Pela lei municipal, a concessão pode durar 20 anos com renovação por igual período, como explica a prefeitura por meio de nota.
Ainda em dezembro de 2020, a Prefeitura atualizou a legislação municipal que trata das políticas públicas municipais de mobilidade urbana, revogando a lei anterior e aprovando, na Câmara de Itapevi, no dia 18 de dezembro, a Lei Complementar nº 130, relativa aos transportes coletivos urbanos de Itapevi. A concessão autoriza a empresa vencedora a prestar os serviços durante 20 anos, com renovação do contrato por igual período.