Início Transportes Prefeitura de Itapevi promove campanha Maio Amarelo “no trânsito, escolha a vida”

Prefeitura de Itapevi promove campanha Maio Amarelo “no trânsito, escolha a vida”

Neste mês, a Prefeitura de Itapevi coloca em prática a Campanha Maio Amarelo com o objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito por meio da conscientização popular.

0

Neste mês, a Prefeitura de Itapevi coloca em prática a Campanha Maio Amarelo com o objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito por meio da conscientização popular.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha completa 10 anos e foi definida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O Maio Amarelo da Prefeitura distribuirá uma cartilha educacional para os alunos do 3º ano da rede municipal de ensino. Serão cerca de 4 mil itens distribuídos.

A cidade também promoverá uma campanha publicitária nas ruas e redes sociais, especialmente nas principais vias de acessos com o intuito de sensibilizar motoristas para os cuidados no trânsito.

Haverá ainda ações com faixas informativas nos semáforos, realização de blitzes, distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes e de antenas corta-pipas nas principais vias e avenidas no Centro da cidade, além da promoção de palestras sobre educação no trânsito em escolas das redes municipal de ensino e em empresas de Itapevi.

Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030 (passando para a quinta maior causa de mortalidade).

O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no país.

De acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde, em 2021, o Brasil registrou 31,4 mil mortes no trânsito. Ainda não há números oficiais e consolidados pelo Ministério da Saúde (DataSus) em relação ao total de mortes no trânsito em 2022.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile