Início Economia Imposto de renda: saiba como evitar a malha fina e garantir a...

Imposto de renda: saiba como evitar a malha fina e garantir a correta declaração

0

Para começar entender um pouco do assunto, o primeiro ponto é entender o que é o imposto de renda, como o próprio nome diz, é um imposto sobre a renda e proventos dos contribuintes que residam no Brasil ou no exterior que recebam algum rendimento de transações efetuadas no país.
Todos nós temos que contribuir? Não são todos residentes que pagam esse imposto, o valor mínimo para que o contribuinte esteja apto é de R$ 1.903,99 mensal, ou seja, abaixo disso é isento. É fundamental a conscientização sobre o assunto, pois a falta da entrega ou atraso da declaração pode resultar em multa e o mais importante que muitos não sabem é que o CPF fica irregular com status de PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO. Para declarar o Imposto de renda, é necessário ter em mãos os documentos pessoais, comprovantes de rendimentos, dados dos dependentes. Além disso, é importante saber sobre as deduções permitidas, como despesas com educação, saúde, previdência privada, entre outras, sabendo disso é só ficar atento se haverá restituição.

Um ponto a se atentar é ao prazo de entrega, pode variar de 07 de março a 31 de maio mas quem não se enquadra em determinadas situações, não precisa declarar. É fundamental estar sempre atualizado sobre as regras e normas do Imposto de renda, pois elas podem sofrer alterações ao longo do tempo por esse motivo é imprescindível a orientação de um profissional, mais comum um contador para que realize a declaração ou oriente da maneira correta conforme o manual.

Sabemos que é comum a atitude de algumas pessoas realizarem a própria entrega da declaração e pela inobservância de informações, cometam erros ao preencher a declaração, o que pode acarretar em um alerta pelo Fisco, conhecida como malha fina ou pelo nome de malha fiscal. Alguns dos motivos mais comuns que levam à malha fina incluem: divergência de informações, erros de cálculo, deduções não permitidas, falta de documentação ou informações, ausência declarações anteriores ou até mesmo declarações antecedentes com problemas não solucionados. É importante lembrar que “cair” na malha fina não significa necessariamente que houve algum erro ou irregularidade, mas é fundamental estar preparado para esclarecer qualquer dúvida ou fornecer informações adicionais através de uma retificação .

Vale lembrar que enquanto sua declaração estiver em malha fina, você não receberá sua restituição.
Consulte um profissional desde o início para que não venha a ter dores de cabeça.

Correspondente da Elite Consultoria

Alessadra Carvalho

Soluções em RH tradicional e estratégico, outsourcing em DP, BPO financeiro, outsourcing contábil e legalização

 

Preocupado(a) com os resultados da sua empresa e não sabe por onde começar?

Whatsapp 1196172-2263
Instagram @elite.consu
Site www.eliteconsultoria.com.br
E-mail contato@eliteconsultoria.com

Se este artigo foi útil para você não deixe de Comentar e Compartilhar!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile