Início Estilo de Vida Meditação: Como superar o medo de meditar?

Meditação: Como superar o medo de meditar?

0

Por Karine Kelly

Essa é uma questão muito comum, aconteceu comigo e acontece com a maioria das pessoas que me seguem, queremos os benefícios, mas não enfrentamos o “desconhecido”.

Esse medo envolve muitas questões, o meu medo, por exemplo, vinha da relação tóxica que mantinha comigo, da forma que o produto do meu cérebro se expressava, principalmente em momentos de pressão e conflitos, os pensamentos eram sempre muito nocivos. 

Os pensamentos são produzidos conforme as crenças, crenças são verdades inconscientes, elas  são o sistema operacional (mindset), são o filtro que usamos para interpretar todas as situações da vida. O problema é que a formação psicológica e a maioria das crenças são instituídas na primeira infância, de 0 a 6 anos. 

Nesse momento da vida, somos muito literais, ou seja, o que um adulto fala sobre nós, é o que realmente se torna referência, então, um momento que sua opinião não foi valorizada, ou que  sua mãe precisou se separar de você, esses momentos podem ter sido interpretados como “eu não sou uma pessoa boa” e a partir disso, qualquer coisa que acontece, essa crença pode ser usada contra você.

Apesar de hoje ser um adulto, há momentos situações que, inconscientemente, o corpo reage da mesma forma como a criança, pois apesar de termos crescido, se a crença não foi tratada, o seu mindset contínua de uma criança, fugindo do confronto. Não nos cabe questionarmos a forma que fomos educados, mas, sim, nos educarmos, trazer mais equilíbrio para nossa vida, culpar o passado é algo que não leva a lugar nenhum, mas a auto responsabilidade, é um investimento baixo, perto do retorno que temos de ser regentes do nosso destino.


Como venci o medo que tinha de olhar para mim?

– No início da pandemia, não me reconhecia em minha vida, era como se fosse a vida de outra pessoa, percebi que minhas escolhas não estavam sendo leais aos meus valores, então percebi que por mais que tivesse medo de meditar, pior que tava não ficaria (apesar do Tiririca ter errado com relação à política, pra minha vida deu certo).

  • Procurei meditações guiadas, como afirmações positivas para fortalecer minhas crenças positivas, de que eu sou luz e amor, que me auxiliaram a melhorar a visão que tinha sobre mim.
  • Ter tido uma boa mentora e uma rede de pessoas que passaram pelo desafio de meditação comigo.
  • Mas nada disso seria o suficiente se não tivesse feito o principal: agido, tentado, experimentado e sobrevivido após isso.

Como disse, esse medo, essa fuga de si mesmo, é uma atitude infantil, que está te impedindo de viver uma vida mais saudável, mental e emocionalmente, cabe a você se educar, tomar a responsabilidade, reger seu destino, e assim cada meditação que for realizando, maior satisfação encontrará, algo semelhante à superação em um exercício. Quando começar a desfrutar dos resultados da meditação, não irá mais parar.

Existem dias em que os pensamentos causam emoções contrárias, hoje aprendi a lidar melhor com isso, mas ter alguém para ajudar-te a entender o que acontece dentro de sua prática, de onde vem o medo e a resistência, com certeza fará a diferença na sua decisão e consistência de meditar.

Se deseja perder o medo e viver o poder do agora, estou realizando lives diariamentes no meu instagram, que estou trazendo os conceitos do best-seller, Praticando O Poder do Agora, que é um manual prático para uma vida com mais consciência, de segunda a sexta das 7:30 às 8:00, me segue lá, ativa as notificações de live e vem comigo!


Texto por: Karine Kelly, Mentora de Meditação, Coach e Hipnoterapeuta.
Revisão por: Jéssica Almeida, Graduada em Letras.
Fotografia por: Fabio Cordeiro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile