Início Opinião Editorial 3 ETAPAS FUNDAMENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA RECOLOCAÇÃO DE TRABALHO

3 ETAPAS FUNDAMENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA RECOLOCAÇÃO DE TRABALHO

0
3 ETAPAS FUNDAMENTAIS QUE CONTRIBUEM

3 ETAPAS FUNDAMENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA RECOLOCAÇÃO DE TRABALHO

Você está em busca de recolocação profissional ou iniciando a carreira e não sabe o que fazer e nem por onde começar?

CALMA, você não é o único a se sentir assim, provavelmente muitos dos seus colegas que hoje estão bem recolocados tiveram esses sentimentos e sensações. Mas o que fazer?

Vamos para as etapas fundamentais que podem lhe ajudar:

AUTOCONHECIMENTO – Essa etapa é primordial para qualquer tomada de decisão, inicio de trabalhos e escolha de objetivo, pois nos permite saber quem somos, o que queremos de verdade, quais são as nossas fortalezas e o que realmente gostamos.

Por exemplo, um recém-formado na área de Psicologia sai da faculdade com muitas possibilidades, podendo atuar em recursos humanos, clínicas, hospitais, instituições, setores de esportes, realizando avaliações de perfis e por aí vai. Se ele escolher todas as áreas, bem provável que ficará perdido, pois cada uma delas tem um caminho a ser trilhado e um conhecimento especifico a ser desenvolvido.

Então como escolher um campo de atuação se gosto de todas essas áreas?

Ai que entra o autoconhecimento, antes de escolher preciso me conhecer, o que eu mais gosto e sinto prazer em fazer, em quais ambientes me sinto mais a vontade (corporativo, institucional, etc.), o que me motiva, quais são meus talentos, valores de vida.

Umas vez tendo clareza dos pontos mencionados acima, revisite as possibilidades em sua área de atuação e veja qual campo de trabalho se enquadra com seu perfil, as chances de você ter sucesso é muito maior.

PLANEJAMENTO – “Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.” Lewis Carroll.

Uma vez que você tem clareza de quem é, e sabe o foco de atuação, então chegou a hora de dar mais um passo. É o momento de traçar uma rota de ação antes de sair fazendo coisas, como por exemplo, enviando currículos, investindo sem ao menos analisar, falando superficialmente de conteúdos para todos – sem conhecer o seu publico, etc.

Nessa etapa você precisa especificar sua escolha, exemplo: “Eu quero ser um executivo na empresa X.” Olhe para onde está e aonde quer chegar, aqui você irá utilizar de seu autoconhecimento e organizar as ideias para quando  necessário demonstra-la (numa entrevista, projeto etc.).

AÇÃO – Agora é hora de agir, “o como” você já sabe, sua rota de ação está planejada. Faça uma boa gestão de tempo e dedique algumas horas para enviar currículos, apresentar seu trabalho ou negócio, uma ação organizada possibilita mais chances de dar certo.  

Estar no mercado de trabalho em busca de recolocação é uma tarefa que mexe com as emoções. As vezes as pessoas não conseguem sozinhas, pois existem crenças contrárias, falta de apoio e até descrédito de si mesmo. Não se culpe ou abandone o seu sonho por isso, existem profissionais que podem lhe ajudar.

Espero ter contribuído para a sua carreira de algum modo, grande abraço!

Psicóloga Josiele de Souza – Crp 06/115607

www.viagememocional.com.brInstagram: viagem_emocional

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile