Início Opinião Editorial PSICOLOGIA: DOR EMOCIONAL – POR ANA CAROLINA FONSECA

PSICOLOGIA: DOR EMOCIONAL – POR ANA CAROLINA FONSECA

0

Diante de uma decepção, uma relação rompida, uma traição, uma mentira ou a perda de um ente querido, sentimos dor emocional. Uma dor dilacerante, que tentamos esconder pois expressa-la se tornou algo impopular.  E embora nenhum ser humano seja capaz de fugir deste sofrimento, ainda tentamos reprimi-lo.

Infelizmente este movimento de repressão emocional se dá pelo fato de que ainda não encontramos espaços de acolhimento, existem sim braços abertos, mas eles se abrem para quem é “positivo” e tem “boas energias”. Os olhos e os ouvidos se fecham para quem sofre, porque parece que a dor é um mal contagioso. Precisamos viver uma mudança neste cenário.

A verdade a que todos os seres humanos, cedo ou tarde, experimentam o sofrimento. Uns mais do que outros, mas todos nós o sentimos alguma vez na vida. Nessas circunstâncias, é indispensável ter a possibilidade de expressar a dor emocional. Reprimir a torna mais forte e impede que seja processada.

Quero compartilhar com você duas dicas que permitirão você manifestar o que sente de uma forma eficaz.

1.Fale em voz alta

Você pode sentir uma sentar estranheza nesta sugestão, mas embora não pareça, há uma grande diferença entre pensar na dor e dizê-la em voz alta. Falar em voz alta ajuda a atingir uma catarse. Você não precisa nem falar para outra pessoa, basta dizer para si mesmo. Também pode se gravar e escutar o que diz.

2.Escrever em um diário

O diário é uma ferramenta usada há muito tempo para diferentes fins. Um deles é expressar a dor emocional. Assim como ocorre uma reorganização das ideias ao passá-las do pensamento para a linguagem ao falar em voz alta, também é produzida uma nova reorganização mais profunda e precisa na linguagem escrita.

Qualquer movimento para expressar a sua dor é melhor que ficar calado, não reprima a dor que grita dentro de você, se ela estiver muito latente busque ajuda de um profissional pois expressar a dor é a única maneira de processá-la e superá-la.

Se este artigo foi útil para você não deixe de Comentar e Compartilhar!

Abraços no Coração

Ana Carolina FonsecaPsicóloga CRP 06/140821

https://www.instagram.com/emocaoevida/

https://linktr.ee/emocaoevida

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui