Início Opinião Editorial Psicologia: Como cuidar do homem moderno?

Psicologia: Como cuidar do homem moderno?

0
Psicologia: Como cuidar do homem moderno?

Vivemos em um cenário moderno e tecnológico, que se configura numa sociedade prática, ágil, que corre contra o tempo e se caracteriza pela velocidade, praticidade e resultado. Diante desse cenário vemos a crescente patologização, pois o humano tenta alcançar a velocidade da máquina e sua humanidade se sobrecarrega vindo a adoecer no corpo físico e principalmente no mental. Mas dada essa característica voltada para o resultado e sem tempo de pausas, buscam ajudas que promovem resultados eficazes e com foco pontual.

A partir dessa necessidade temos uma crescente no mercado de mentores, coachs e programas com tempo determinado oferecendo resultados rápidos que conversam com a demanda emergente do homem moderno. Penso que essas formas de trabalho, em sua maioria, oferece um desserviço para a sociedade, pois o aprofundamento e a base que sustenta essas práticas são construídas nessa mesma velocidade e com fundamentações rasas, podendo maximizar os danos ao invés de ajudar a pessoa em busca de ajuda.

A psicoterapia é vista como um processo longo sem foco específico e esse modelo acaba não sendo convidativo para esse homem moderno, ou por ele associar também a psicoterapia a um processo de doença e diagnóstico.  Principalmente como um processo de longo prazo e que não daria conta para a demanda figura que emerge, sendo desconsiderada como uma forma de ajuda.

A psicoterapia breve, penso que vem como uma forma de trabalho que suporta e atende essa demanda do homem moderno, sendo um processo delimitado e ao mesmo tempo, com profundidade em sua fundamentação e método de trabalho. Que se molda a necessidade atual. Pois seus eixos metodológicos especificam e o contrato com o cliente dá a ele essa oportunidade de trabalhar questões pontuais em um espaço terapêutico que cuida, acolhe, desenvolve e gera resultado.

  Fica como desafio e compromisso de nós psicólogos fomentar essa prática e poder apresentar que dentro da psicologia existe um trabalho sério, ético bem fundamentado que atende as necessidades desse homem moderno.

Psicóloga Josiele de Souza – CRP 06/115607

VIAGEM_EMOCIONAL | WWW.VIAGEMEMOCIONAL.COM.BR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile