Início Lei e Ordem Prefeitura de Itapevi realiza demolição da quinta escola de madeira

Prefeitura de Itapevi realiza demolição da quinta escola de madeira

0

Unidade situada no Jardim Itacolomi receberá novas e modernas instalações no futuro

Mais uma escola de madeira foi demolida, nesta segunda-feira (10), pela Prefeitura. Ela dará lugar à uma unidade escolar moderna no futuro. A demolição aconteceu no Cemeb Vinícius de Moraes, no Jardim Itacolomi. Esta foi a quinta  derrubada em apenas três anos.

 Na última quarta-feira (5), a quarta escola de madeira teve o mesmo fim. O antigo Cemeb Professora Irany Toledo de Moraes, no Jardim Santa Rita, dará lugar à primeira Creche de Tempo Integral de Itapevi.

 Todos os 264 alunos dos 2º, 3º e 5º anos, que estudavam na unidade do Jardim Itacolomi foram transferidos para a Escola do Futuro do Santa Rita, ainda na primeira quinzena de março deste ano, período que antecedeu a pandemia e o fechamento oficial das unidades escolares no município.

 “Estamos deixando o legado das escolas de madeira para trás. Reforçamos a importância de construirmos no lugar das unidades demolidas equipamentos públicos novos, modernos e estruturados e que atendam às necessidades da população. Em todos os locais teremos espaços com acessibilidade e dignidade para os nossos cidadãos”, destacou o prefeito Igor Soares.

O Cemeb Vinicius de Moraes foi demolida parcialmente. A estrutura de alvenaria foi mantida. O projeto da nova unidade está em elaboração.

Escola do Futuro do Santa Rita

A região do Jardim Itacolomi conta com a Escola do Futuro de Tempo Integral do Santa Rita, inaugurada em março, na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva. A nova unidade tem capacidade para mil alunos que foram transferidos do Cemeb Professora Irany Toledo de Moraes, recém-desativado, e parte dos estudantes do ensino fundamental do Cemeb Vinícius de Moraes, no mesmo bairro.

A exemplo da primeira Escola do Futuro Tarsila do Amaral, inaugurada em 2019, no Parque Suburbano, a unidade do Jardim Santa Rita está conectada com as novas demandas da sociedade e contará com a plataforma Google for Education, com ferramentas digitais que irão ajudar professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo globalizado.

 Além da terceira Escola do Futuro que está sendo construída na Vila Dr. Cardoso, a Prefeitura já tem projeto para implantar a quarta unidade, em Amador Bueno, que inicia as obras em 2021.


Fim das escolas de madeira

No início de 2017, a Prefeitura contabilizou seis escolas construídas em madeira. Todas serão demolidas até o final deste ano. A primeira demolida foi o Cemeb Maria Clara Machado, na Cohab, em setembro passado. No local, será construída uma moderna unidade básica de saúde.

Em fevereiro, a estrutura antiga do Cemeb Padre Giovanni Cornaro, no Cardoso, foi demolida. No espaço está sendo construída a terceira Escola do Futuro. As obras foram iniciadas em abril.

Em março, foi demolido o prédio que abrigou o antigo Emic (Escola Municipal de Integração da Criança), o Cemeb Prefeito Romeu Manfrinato e, até fevereiro, atendia os alunos da Escola Livre de Música de Itapevi. A demolição foi na Avenida Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste). Nesta segunda-feira (10) foi a vez do Cemeb Vinicius de Moraes.

A Prefeitura ainda estuda a solução para o Cemeb Machado de Assis, no Jardim Cruzeiro, também de madeira.

A iniciativa da demolição é parte do programa Educa Itapevi, que como forma de melhorar a qualidade de ensino determina o fim das escolas de madeira na cidade e ainda tem como meta fazer da educação em Itapevi uma referência nacional

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile