O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) chega à reta final das campanhas na liderança da disputa para o governo de São Paulo, agora com 34% das intenções de voto no primeiro turno. De acordo com o Ipec/TV Globo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) vem dez pontos atrás, com 24%, enquanto o governador Rodrigo Garcia (PSDB) é escolhido por 19%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, o bolsonarista está isolado na segunda posição e hoje iria ao segundo turno com Haddad.
Os resultados da nova pesquisa do instituto fundado por ex-executivos do Ibope foram divulgados nesta terça-feira pela TV Globo. Haddad ficou estável em relação ao levantamento da semana passada. Garcia oscilou positivamente um ponto frente aos 18% que tinha há sete dias. Já Tarcísio teve variação positiva de dois pontos na comparação com os 22% de sete dias atrás.
Na simulação de segundo turno entre Haddad e Tarcísio, o Ipec registrou placar de 44% a 37% favorável ao petista, mas a distância já foi maior. O candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencia o aliado de Jair Bolsonaro (PL) por 44% a 34% há uma semana.
Em uma disputa direta entre Haddad e Garcia há empate técnico. A pesquisa anterior indicava vitória do petista sobre o tucano por 41% a 33%. Agora, o placar é 41% a 38% para Haddad.
Já em eventual segundo turno com Tarcísio e Garcia se enfrentando, o quadro atual é de empate técnico, com 36% do candidato à reeleição contra 35% do ex-ministro. Há uma semana o placar dessa simulação era de 33% a 32%, com Tarcísio à frente.
O placar da rejeição permanece inalterado dentro da margem de erro. Haddad é o candidato com mais restrições dos eleitores, com 33%, seguido por Tarcísio (20%) e Garcia (9%).
Esta é a primeira pesquisa feita pelo Ipec em São Paulo depois que Tarcísio se tornou alvo de críticas de adversários por não conseguir dizer onde fica sua seção de votação durante uma entrevista. O episódio desencadeou uma nova rodada de ataques trocados entre as campanhas. Os principais candidatos ficarão frente a frente hoje à noite, em debate promovido pela TV Globo.
Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos e os eleitores precisam falar nomes de cabeça, 46% ainda não sabem dizer em quem votarão. O cenário ainda é bastante aberto sobre quem irá para o segundo turno. Diferentemente do cenário nacional, 58% dos entrevistados afirmam que suas decisões são definitivas, mas outros 42% informam que ainda podem mudar.
Nos recortes da pesquisa, Haddad vai melhor na região metropolitana de São Paulo onde marca 38%. Tarcísio vai melhor entre os que ganham mais de cinco salários na família, com 32%, o mesmo patamar entre eleitores evangélicos. Garcia consegue ir melhor entre quem aprova o governo de São Paulo, com 44%.
Também pontuaram na pesquisa do Ipec os candidatos Gabriel Colombo (PCB), Antonio Jorge (DC), Vinicius Poit (Novo), Altino (PSTU), Carol Vigliar (UP) e Elvis Cezar (PDT), todos com 1%. Brancos e nulos somaram 7% das respostas. Outros 9% não souberam ou não quiseram responder.