Início Obras Nova temporada da Operação Verão quer prevenir enchentes em Itapevi

Nova temporada da Operação Verão quer prevenir enchentes em Itapevi

0

A Prefeitura iniciou neste mês as ações da Operação Verão, com objetivo de preparar a cidade para a temporada de chuvas e afastar a possibilidade de alagamentos em diversas regiões a partir de dezembro. Dentro dessa iniciativa, a administração realiza a limpeza, manutenção e desassoreamento dos piscinões, rios, córregos e seus respectivos afluentes.

Durante esse trabalho, que prossegue até o fim do verão de 2024, são retiradas areia, sujeira, lixo, entulho e objetos depositados na calha desses locais. A prática indevida obstrui o escoamento das águas e proporciona o transbordamento, o que gera a inundação em alguns pontos do município.

Atualmente, a operação abrange o Córrego Paim, às margens da Avenida Rubens Caramez, no Parque Suburbano, e também no piscinão do Parque da Cidade. As mesmas atividades serão realizadas nos córregos Sapiatã – perto da Cohab – e São João.

Ainda no cronograma, também estão os piscinões do Parque Suburbano e do Vitápolis. As ações são executadas com recursos da própria Prefeitura, dentro da estratégia de prevenir as enchentes. As intervenções ocorrem durante o período de seca para facilitar a limpeza e deixar esses locais prontos para receber um volume maior de água em razão dos temporais.

A exemplo de anos anteriores, a operação vai mobilizar retroescavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e tratores em locais onde essas máquinas conseguem um bom acesso. Nas áreas onde isso não é possível, equipes da zeladoria urbana fazem a retirada dos materiais. Tudo que é recolhido nesse verdadeiro mutirão contra enchentes vai para locais apropriados e devidamente autorizados para receber esses resíduos.

Orientação
Mesmo com essa iniciativa, a Prefeitura orienta os moradores que evitem jogar lixo e entulho nas ruas e nos terrenos. Com as chuvas, a força da água transporta tudo isso para os rios e córregos do município. Outra sugestão é para a população ajudar a manter as vias e áreas públicas devidamente limpas.

Para preparar a cidade em dias de temporal, a Defesa Civil do município recebe alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) quando há a grande possibilidade de chuva forte. Os habitantes são comunicados antecipadamente.

Em caso de ocorrência devido às chuvas, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil no 4143-0841 e a GCM pelos telefones 153 e 199. Os dois últimos números de emergência funcionam 24 horas.

Canalização do Vale do Sol
Fora a operação, a Prefeitura tem investido R$ 34 milhões na canalização do Vale do Sol para acabar de vez com as enchentes na região central da cidade e nos jardins Rainha e Vale do Sol. A obra vai ampliar o escoamento de águas pluviais na região e, dessa forma, evitar possíveis transbordamentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile