No dia 29 de julho de 2023 dezenas de estudantes representantes de grêmios de Itapevi, participaram de encontro na sede do Sindicato dos Professores de Itapevi com objetivo de eleger a diretoria da União Municipal dos Estudantes que irá reorganizar o movimento estudantil secundarista em Itapevi.
Durante os debates, para eleger a nova diretoria os estudantes discutiram os problemas da educação brasileira, o passe estudantil, a nova escola, a reserva de vagas e outros assuntos que envolvem a juventude e sua formação.
Mas, um dos debates principais girou em torno da reconstrução da União Municipal dos Estudantes de Itapevi, entidade que está desativada desde 2014.
Na plenária final do encontro foi aprovado o nome do Estudante Mauricio Sales como presidente com a missão de reconstruir a Umes em Itapevi.
Mauricio Sales tem 16 anos e é estudante do 2° ano do ensino médio na Escola José Sergio Pereira, sonha em ser advogado e vai presidir a entidade nos próximos dois anos. Em seu Discurso ele demonstrou empolgação e falou sobre a importância de reorganizar o Movimento Estudantil em Itapevi.
“Com a reconstrução da Umes Itapevi esperamos mobilizar os estudantes da cidade por melhorias na educação pública e pela aprovação do passe livre no transporte público para todos os estudantes da cidade”, afirmou Mauricio Sales presidente da entidade.
Mauricio também lembra que a UMES passou por duas grandes reestruturações. Uma há mais tempo, após a Ditadura Militar, e outra mais recentemente, após ficar inativa por vários anos. Por isso, avalia que sua gestão vai ser difícil. “Vai ser uma gestão difícil porque a cultura de movimento estudantil se perdeu na cidade, ainda mais agora sobe o governo de Tarciso de Freitas que entendemos como conservador, e isso tornara o processo ainda mais doloroso”, avalia.
“Entretanto, sabemos que o movimento estudantil se destaca de todos os outros movimentos sociais por trabalhar com o público jovem, que já carrega em seu DNA a vontade de mudança, em pouco tempo conseguiremos levantar a entidade construindo grêmios e fazendo lutas de diferentes formas”, Finaliza Mauricio.
Objetivos da nova diretora
Defesa da escola como instrumento e meio para a transformação social.
Realizar campanhas e articulações com os Grêmios para conhecer e entender as reais demandas dos estudantes em cada escola.
Lutar pelo fortalecimento e ampliação do nosso ensino técnico, os cursos pré-vestibulares e a retomar a participação da entidade nos conselhos municipal.
Mobilização pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) permanente.