Início Artes Grafiteira itapeviense participa da 5ª Bienal Internacional de Graffiti

Grafiteira itapeviense participa da 5ª Bienal Internacional de Graffiti

0

Quem nunca se deparou com um graffiti embelezando as ruas da cidade? Nós vamos conhecer a história da Aline Ribeiro, mais conhecida como Tuka. Ela é um dos 60 artistas convidados para participar da 5ª bienal internacional de graffiti fine art que está acontecendo em São Paulo.

Tuka, é pioneira na arte urbana, começou com o graffiti em meados de 2005. Estudou Desenho Industrial (Design) e depois licenciatura em Artes Visuais, atualmente é Arte educadora e orientadora em projetos sociais, oficinas e eventos culturais. Foi oficineira na Prefeitura por 4 anos, trabalhou com arte Educadora em escolas públicas e particulares, até que em 2020 fundou o Projeto Grafitar, oficina de graffiti voltado para mulheres, como produtora cultural já realizou diversos eventos, festivais, mutirão de graffiti e diversas participações na mídia, a artista teve participações em diversos festivais e eventos de graffiti, nacional e internacional, atualmente está expondo 2 obras na Bienal Internacional de Graffiti, na galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina.

Aline Ribeiro – Tuka em Itapevi na galeria ao ar livre da cidade.

“Quando recebi o convite, eu nem acreditei, já visitei o Memorial da America Latina, quando ainda estava no ensino fundamental, lembro das minhas memórias, entrei na exposição e imaginei se um dia eu for artista quero estar nesses espaços, e hoje poder estar entre os 60 artistas dessa Bienal, é um sonho realizado, espero que essa oportunidade seja a porta de entrada para um futuro promissor no mercado da arte.” revela Tuka.

Sobre a Bienal:

Bienal do Internacional de Graffiti chega em sua 5ª edição e celebra 10 anos de existência com grandes nomes do Graffiti mundial que se reúnem no Memorial da América Latina sob a curadoria do artista Binho Ribeiro. São mais de 60 artistas do mundo inteiro.

A Exposição ficará aberta para visitação até dia 7 de agosto de terça a domingo, das 10h às 17h, no Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba (Praça Cívica – acesso pelos portões 2 e 5) Entrada gratuita.

A exposição traz o melhor da arte de rua contemporânea para a Galeria transformando o espaço cultural e a fantástica Galeria Marta Traba em uma vitrine para a diversidade de técnicas e estilos dessa expressão artística que, no Brasil, atingiu potência máxima nas ruas de São Paulo e no mundo inteiro, com grande representatividade.

Outra novidade importante dessa 5ª edição é a abordagem de assuntos do universo artístico digital como NFT’s, acessibilidade, entre outros.

Além das próprias obras na exposição, a Bienal oferecerá atividades gratuitas como oficinas, mostra de filmes educativos, mesas de diálogo e performances.
A tecnologia segue presente, através de transmissões ao vivo, QR Codes com informações sobre as obras e o perfil do instagram de cada artista, enchendo a Biblioteca e a Galeria Marta Traba de cores.

A curadoria ficou por conta de Binho Ribeiro, um dos precursores da arte de rua no Brasil e criador da Graffiti Fine Art. O artista tem mais de 50 países como palco de suas criações e reúne toda sua experiência nesta mostra imperdível. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile