quarta-feira, novembro 20, 2024
InícioOpinião EditorialPSICOLOGIA: O TEMPO - POR JOSIELE DE SOUZA

PSICOLOGIA: O TEMPO – POR JOSIELE DE SOUZA

“Durante um só dia tudo fica claro e tudo fica escuro e de novo tudo claro. O que é
preciso é não ir demais contra a onda. A gente faz como quando toma banho de mar: procura subir e descer com a onda. Isso é uma forma de lutar: esperar, ter paciência, perdoar, amar os outros. E cada dia aperfeiçoar o dia.” Clarice Lispector – O tempo.

Vivemos em tempos em que o desejo da maioria das pessoas é ter tempo.
Mas para quê?
Muito provável que para ocupá-lo com alguma atividade que tome esse tempo. Logo a jornada que é a vida fica refém de ocupações e resultados, e as emoções vão se perdendo da consciência humana, sendo substituídas por sintomas e adoecimentos.

A vida tem lá seus autos e baixos e é inevitável se emocionar, portanto reconhecer os estados emocionais é uma forma de respeitar as necessidades que emergem naquele momento. E suprir a necessidade não tem a ver com realizar o que se espera, mas sim de poder lutar de forma honesta, que pode ser acolher sua dor, exercitar a paciência e poder amorosamente buscar a autorregulação.

Todo dia é uma possibilidade para aprender e também se maravilhar com algo. Hoje (dia em que escrevi esse texto) eu me maravilhei com o céu e suas nuvens iluminadas pelos raios de sol, trouxe a paz necessária para o dia.
E você, com o que tem se maravilhado, mesmo em tempos difíceis?

Psicóloga Josiele de Souza – CRP 06/115607
Instagram viagem_emocional | www.viagememocional.com.br

spot_img
spot_img
RELATED ARTICLES
- Advertisment -
spot_img
spot_imgspot_img

Most Popular