Início Cidadania Doze estados incluindo SP aprovam distribuição gratuita de absorventes

Doze estados incluindo SP aprovam distribuição gratuita de absorventes

0

Medida visa combater e evasão escolar entre adolescentes de baixa renda

Onze estados e o Distrito Federal pretendem adotar ou já sancionaram leis estaduais para distribuição gratuita de absorventes na rede de ensino, indica um levantamento feito pela Agência CNN.

A ação visa combater a evasão escolar, já que a falta de absorventes e a impossibilidade de comprá-los fazem com que meninas deixam de ir à escola.

Os 11 estados além do DF são: São Paulo, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Amazonas, Pará, Ceará, Bahia, Paraná, Roraima e Rio Grande do Norte.

O assunto veio à tona depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, na semana passada, a distribuição gratuita de absorventes para pessoas de baixa renda, medida prevista no Projeto de Lei 4968, de 2019, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

De acordo com pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 62% das meninas entrevistadas afirmaram que já deixaram de ir à escola por causa da menstruação, enquanto 35% afirmaram que já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes.

Na Paraíba, por exemplo, a medida já foi adotada e ampliada para atender também homens trans que menstruam. O estado também oferece absorventes (internos/externos descartáveis), coletores menstruais e calcinhas absorventes (reutilizáveis), que são dois meios mais ecológicos do que os absorventes comuns.

(Com informações de Giovanna Bronze, da CNN, em São Paulo)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile