Por Josiele de souza
O título desse texto diz muito sobre o ano de 2020, quem não precisou refazer caminhos esse ano? Iniciamos com esperanças de um ano mais leve e chega um vírus e nos vira do avesso.
Cada um passou e vem passando por ressignificaçoes diferentes, mas muitas delas são de ordem global, como por exemplo, as formas de trabalho, o lidar com as relações e com o aumento do uso da tecnologia para situações rotineiras e as mais complexas também.
Todas essas mudanças e adaptações podem dar uma falsa sensação de que já está tudo fácil, mas acredito que não é bem por aí. Mudanças trazem desconfortos e levam tempo para se ajeitarem em nossa existência. O que ocorre é uma exigência nova que nos mobiliza, mas a forma como isso nos afeta, ou seja, o tempo de assimilação para que seja fluido e adaptado nem sempre acontece em sintonia.
Portanto atentar ao seu corpo, sensações e, se possível, dar pequenas pausas para ficar em contato consigo é muito importante e necessário para passar por isso com menos danos colaterais. Nosso corpo sente, ele sinaliza e comunica como estamos lidando com recomeços, adaptações e novas formas de viver.
Não menospreze esses sinais e cuide de sua morada (o corpo que lhe permite essa experiência no mundo).
Psicóloga Josiele de Souza – CRP 06/115607
Instagram viagem_emocional | www.viagememocional.com.br