Vereadores aprovaram, por unanimidade, em sessão na Câmara, o requerimento 1571/2021 de autoria do Vereador Thiaguinho Silva (DEM), que solicita um dentista 24 horas no pronto-socorro central.
“A solicitação trará grandes ganhos à população porque a gente sabe que dor de dente não escolhe hora pra chegar.” Disse o vereador.
A dor de origem odontológica está entre as cinco piores que o ser humano pode sentir, ficando entre as dores de parto, infarto agudo do miocárdio, oncológicas e as provocadas por cálculos renais. Todas as anteriormente citadas podem ser tratadas e amenizadas nos serviços de pronto atendimento já prestado a população.
Dados recentemente divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostra que uma pessoa morre por dia vítima de afecções bucais em países desenvolvidos (outros países não possuem estatísticas para estes dados).
Considerando que a imensa maioria de nossa população não possui condições financeiras para buscar o alívio de suas dores fora dos horários de atendimento das UBS(s), em consultórios particulares, surge a necessidade da população receber este atendimento.
A situação é fica aínda pior nos finais de semana e feriados, onde a população fica sem atendimento, tendo que suportar a dor de dente durante uma noite ou mais.
“Algumas cidades já possuem esse tipo de serviço, e tenho certeza que o prefeito Igor Soares, e o vice Teco, vão olhar com grande carinho para mais esse projeto que vai beneficiar a população.” Finalizou Thiaguinho Silva.