Domingo à partir das 16h, o Sesc Osasco apresenta, de forma on-line, o projeto “Café das Pretas”, que em sua 5ª edição vai promover uma roda de conversa e oficinas com mulheres representativas do Movimento Negro Osasquense, como Val Makini, Mãe Zana, Daisy Monteiro, Alzira Lobato e como mediadora Maíra da Rosa, que irão debater e fazer uma reflexão sobre o tema principal: As Matriarcas.
Para Daisy Monteiro, uma das idealizadoras do projeto, a ideia do Café das Pretas surgiu de uma forma despretensiosa, porém se tornou extremamente necessária. “Desde o início percebemos que estava latente a importância de ações do tipo, devido a carência de eventos e debates voltados às mulheres negras. Percebemos que os poucos eventos que ainda surgem sobre o tema, são elaborados ou ligados ao poder público. Iniciativas da sociedade civil por aqui, são raras.
Osasco tem um histórico de movimento negro muito importante e que às vezes fica abafada com esse ar de cidade italiana. Por exemplo, a única Casa de Angola em atividade no Brasil é a de Osasco. Essa edição foi pensada com muito carinho, justamente devido a esse período que estamos vivendo e a própria temática do Matriarcado, se deu devido a isso. Vamos exaltar as mulheres negras mais velhas e debateremos esse momento pandêmico na vida dessas mulheres.
Todas as convidadas desta edição fizeram parte das outras edições do Café, o que mostra a potência e a representatividade que essas mulheres têm. O que falta é o reconhecimento interno.”
O Café das Pretas é uma iniciativa de mulheres negras de Osasco e tem como princípio a ação comunitária, na construção de um espaço de escuta, acolhida, troca e celebração. Com a temática racial, realiza de forma dinâmica atividades de reflexão, culturais e oficinas.
As datas desta edição do Café das Pretas serão divididas nos seguintes temas:
23 de maio – Homenagens as Matriarcas
06 de junho – Os Saberes Ancestrais
13 de junho – O Feminino na Relação Matriarcal dentro do Movimento Negro
27 de junho – O Feminino na luta – Capoeira
As apresentações começarão sempre às 16h pelo canal do Facebook do Sesc Osasco e a produção é de Alessandra Mansano, da Ale Produções.