Aceitar o que sentimos é reconhecer o que nos causa, seja medo, vergonha, expectativas, vontades e a própria vulnerabilidade. Pois não aceitar e ignorar o que estamos sentindo é uma forma de não lidar com aquilo que está presente. Ignorar o que sentimos pode trazer grandes prejuízos para nossa existência, pois pelo medo há abandonos de sonhos, de grandes projetos, de bons encontros e etc.
No campo da realidade a gente tem que lidar com as adversidades que não acontecem quando a gente sonha e da um medo de ser frustrado, de não conseguir ou da ideia de encarar que não será da forma esperada e, isso pode acontecer na experiência do vivido.
É muito comum ouvirmos das pessoas que elas estão se autossabotando, procrastinando e não consegue mudar isso. Tentam várias técnicas, mas nada resolve, acredito que isso se dá por conta desses medos de colocar em prática e ter que lidar com fracassos e caminhos desconhecidos. As vezes as coisas não vão acontecer como planejado, mas nessas frustrações também podemos conhecer novas coragens, descobertas e que os sonhos podem ressignificar.
Não é fácil entrar em contato com nossos medos e tristezas, mas é acessando que podemos aceitar e cuidar daquilo que não esta bom, pois sentimentos não vão embora se não reconhecermos eles.
Psicóloga Josiele de Souza – CRP 06/115607
Instagram viagem_emocional | www.viagememocional.com.br