Propósito é reunir profissionais de educação para debater importância das questões pedagógicas étnico-raciais dentro e fora das escolas
A Prefeitura de Itapevi promove, no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), das 8h às 17h, a “Jornada Pedagógica – Práticas ativas na perspectiva da equidade no ensino e relações étnico raciais”. O evento acontece simultaneamente nas Escolas de Tempo Integral Padre Giovanni Cornaro (Rua Ismênia de Abreu Dias, 210 – Vila Dr. Cardoso) e Tarsila do Amaral (Avenida Rubens Caramez, 1000 – Centro).
“Esse é um trabalho fundamental para a evolução dos nossos alunos e da população, vislumbramos em breve praticar uma educação antirracista em toda a nossa rede municipal”, explica o Prefeito Igor Soares (Podemos).
Nestes locais serão realizadas palestras, exposições de atividades desenvolvidas nas unidades escolares e apresentação de fotos durante o evento.
O foco da iniciativa é dar sequência no trabalho de combate ao preconceito nas escolas da rede municipal de ensino. Além da necessidade de ampliar o debate sobre o ensino da cultura afro-brasileira de forma transversalizada ao conteúdo programático proposto em sala de aula, bem como estabelecer de fato uma educação antirracista no município.
O objetivo é ainda dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino acerca do tema, desde pinturas e vídeo-depoimentos de educadores.
A Jornada vai reunir profissionais da educação municipal de Itapevi, agentes administrativos, gestores, agentes de inclusão e monitores da educação infantil, profissionais de outras secretarias e das redes estadual e particular num trabalho intersetorial para expandir conhecimentos, conscientização e implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08. As leis estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas.
Os temas abordados da Jornada são: “Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/11” e “Práticas em sala de aula com a temática étnico-racial”. Os palestrantes são: Alcidéa Miguel, Luciana Alves e Mário Augusto, que tratarão os temas e têm ampla experiência com questões pedagógicas e educacionais na área étnico racial.
Para participar da jornada não será necessário se inscrever. Para os profissionais da rede municipal de ensino trata-se de uma formação pedagógica com atividades capacitadoras, orientação e planejamento, dentro do horário de trabalho.
Vale destacar que, em parceria com o Itaú Social, a Prefeitura de Itapevi vem desenvolvendo, desde 2019, um trabalho de sensibilização, conscientização, formação e aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08.
O trabalho envolve todos os educadores da rede com o objetivo de fortalecer as ações de igualdade e equidade no município por meio de ações de inclusão e diversidade, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, garantindo a autonomia das unidades escolares para compor os projetos políticos pedagógicos.
Confira a programação:
Manhã
8h – Recepção
8h30 – Abertura
8h35 – Palestra: Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/11. Palestrantes: Luciana Alves (ETI Tarsila) e Mário Augusto (ETI Giovanni)
9h35 – Café Cultural e apresentação de violão
10h20 – Palestra: Práticas em sala de aula – Alcidéa Miguel (ETI Tarsila) e Luciana Alves (ETI Giovanni).
11h30 – Encerramento
Tarde
13h – Recepção
13h30 – Abertura
13h35 – Palestra: Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/11. Palestrantes: Mário Augusto (ETI Tarsila) e Alcidéa Miguel (ETI Giovanni)
14h35 – Café Cultural e apresentação de violão
15h20 – Palestra: Práticas em sala de aula – Alcidéa Miguel (ETI Tarsila) e Mário Augusto (ETI Giovanni).
16h30 – Encerramento