Como parte das ações de enfrentamento da Campanha Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção da violência contra idosos, a Prefeitura de Itapevi promove, no dia 15 de junho, uma oficina especial sobre “Sensibilização sobre as disfunções associadas ao envelhecimento – Ação de Mãos Dadas”, no CCI (Centro de Convivência do Idoso – Rua Cesário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus).
O evento é voltado para os usuários, familiares, beneficiários dos serviços socioassistenciais e acontece das 9h às 12h. Não há necessidade de inscrição prévia. A oficina será realizada em parceria com o programa de pós-graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (SJT) e o CCI, com duração de cerca de quatro horas.
A palestra será ministrada por Erminda Pongiluppi Aluani, que tratará do tema “Tipos de violência, canais de acolhimento e denúncia”. A palestrante é psicóloga com experiência clínica e organizacional, especializada em Gerontologia Social pela Universidade São Paulo (USP) e pós-graduada em Gestão de Saúde Pública. Os participantes receberão certificado de participação.
Ambiente com simulações do envelhecimento
No dia da palestra será montado um espaço com três estações sensoriais: Mobilidade – Dificuldade de locomoção e equilíbrio; Sentidos – diminuição da capacidade visual e auditiva; perda da Independência – diminuição do olfato, tato e paladar. Tudo com o objetivo de mostrar aos participantes as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos idosos.
No dia haverá uma apresentação de expressão corporal “Dança Sênior” adaptada no espaço.
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A data é celebrada em 15 de junho e foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
Nesta data são reforçadas as reflexões sobre os tipos de violência praticadas contra a pessoas idosa (física, psicológica, institucional, patrimonial e sexual, além de negligência, abuso financeiro e discriminação) e formas de enfrentar o problema.
Durante o mês de junho, a Prefeitura também realizará uma campanha em suas redes sociais sobre o tema.
Denúncia
Em caso de violência envolvendo idosos, a população pode entrar em contato pelo Disque 100, canal gratuito do Governo Federal usado para comunicar alguma violação de direitos humanos e um serviço que funciona 24 horas por dia. A denúncia é anônima e as informações são mantidas em sigilo. Também é possível denunciar pelo WhatsApp: (61) 99656-5008.
Os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. Quanto mais detalhes e informações, melhor. O Disque 100 encaminha as ocorrências para as autoridades competentes, como forças de segurança e Conselho Tutelar, por exemplo.
Em Itapevi também é possível realizar denúncias nos CRASs (Centro de Referência em Assistência Social). Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
CRAS Vila Aurora:
Rua Américo Valentim Christianini, 420
Telefone: 41412-5769
CRAS Jardim Maristela
Avenida Pedro Paulino, 845 – Cohab 1
Telefone: 4774-6808
CRAS Vila Dr. Cardoso
Rua Rosângela Mariano Limas, 266
Telefone: 4143-4980
CRAS Amador Bueno
Rua Francisco Rodrigues Paes, 49
Telefone: 4144-1587
CREAS – Centro
Rua Brasília de Abreu Alves, 65 – Vila Nova Itapevi
Telefones: 4774-1054 / 4144-6274