Neste sábado (1º), a partir das 9h, a Prefeitura de Itapevi registra mais um feito histórico na área de regularização fundiária, com a entrega de 1.235 certidões de matrículas individualizadas de imóveis para os moradores dos bairros do Areião, Vila da Paz e Parque dos Bandeirantes.
Como ato simbólico serão entregues as 10 primeiras certidões para os moradores do Areião em evento realizado no Rua Bernadino Leite Pereira. A entrega do título representa segurança jurídica ao morador, que terá a posse do seu terreno de forma regularizada e legal, assim como poderá vender sua casa com a documentação em mãos.
As moradias na região do Areião e adjacências têm aproximadamente entre 25 e 30 anos. Estima-se que as primeiras construções foram erguidas ainda em meados de 1995 e as moradias cresceram de forma desordenada e sem controle, como acontece em todo o país. Com o passar dos anos, algumas tentativas de regularizar as moradias fracassaram por parte das gestões anteriores e os processos administrativos ficaram parados.
Apenas em 2017, por meio de uma ação integrada e coordenada entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Justiça é que foi possível avançar no processo de regularização fundiária.
Através de uma atualização do cadastro social dos moradores locais e de estudos técnicos de área e da situação dos terrenos foi possível viabilizar a regularização dos lotes.
Ainda não teve a entrega da sua certidão?
Para saber se você tem direito à certidão de matrícula individualizada, ligue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para (11) 4143-7600, ramais 1117, 1118, 1125 e 1127, e agende junto à Secretaria de Habitação o melhor dia e horário para realizar a consulta da sua situação cadastral pessoalmente.
Para facilitar ainda mais o processo técnicos da Prefeitura estarão na região, nas próximas semanas, em contato direto com os moradores para explicar como funcionará o processo de entrega das certidões e quem tem direito ao benefício.
Regularização na Cohab já começou a regularização de 4.800 imóveis
A Prefeitura de Itapevi iniciou o processo para regularização de 4.800 imóveis da Cohab, sem nenhum custo para os moradores. No sábado (10), foi realizada reunião com os síndicos dos prédios. O encontro foi coordenado por integrantes da Comissão Especial Para Regularização Fundiária e Registral das Unidades Habitacionais da Cohab. A legalização dos imóveis vai ser possível após várias negociações entre a Prefeitura e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.