Em operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental, a Prefeitura de Itapevi embargou, na semana passada, a construção de uma ponte, sem alvará de construção, em um loteamento irregular na Estrada do Sapiantã, no Santa Rita.
O local estava sendo monitorado pelas autoridades desde março, quando o responsável pela comercialização clandestina foi autuado por vender pequenas porções de lotes do terreno localizado em área de preservação permanente (APP).
Além do embargo da ponte, foram removidas duas construções irregulares. Por conta do descumprimento das autuações feitas em março, a Polícia Ambiental multou o responsável em R$ 11.845,00.
As novas infrações foram comunicadas à Delegacia do Meio Ambiente de Barueri para inclusão no inquérito policial em andamento.
Monitoramento
O objetivo da ação era averiguar a possibilidade de degradação de área ambiental. As irregularidades foram constatadas e os servidores junto com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente identificaram uma área com curso de água dentro do terreno de preservação permanente.
Cuidado ao comprar um imóvel
Antes de comprar qualquer imóvel, o interessado deve entrar em contato com a Prefeitura para verificar a regularidade do imóvel e a existência de pendências jurídicas e financeiras do bem. As informações podem ser solicitadas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itapevi pelo telefone 4143-7600 e/ou e-mail sdu@itapevi.sp.gov.br.