sábado, novembro 16, 2024
InícioArtesPrefeitura de Itapevi premia vencedores do 2º Concurso de Poesia Negra

Prefeitura de Itapevi premia vencedores do 2º Concurso de Poesia Negra

  Ao todo, 15 pessoas conquistaram troféus, da 1ª a 3ª colocação, nas categorias infantil, adolescente, jovens adulto e terceira idade

A Prefeitura de Itapevi premiou, na última sexta-feira (20), os 15 vencedores do 2º Concurso de Poesias sobre a Consciência Negra de Itapevi. O tema do concurso de poesias foi “Beleza Negra” para a categoria Infantil e “O Negro no Contexto Atual” para Adolescentes e Jovens. Já Adultos e Terceira Idade foi “Cultura Negra e Suas Raízes”. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Monteiro, no Centro.

O concurso premiou com troféus as três melhores poesias de cada categoria. O quarto e quinto colocados receberão, em breve, certificados de participação de honra ao mérito. Em virtude da pandemia, foram chamados apenas os três primeiros colocados para a premiação presencial.

Critérios de avaliação

Uma comissão julgadora foi composta por três professores da Secretaria de Cultura e Juventude e avaliaram os seguintes critérios: criatividade, originalidade, coerência e ortografia, todos enaltecendo a cultura negra.

Confira abaixo os vencedores por categoria:

Infantil (de 8 a 11 anos):

1º Lugar – Maria Eduarda Barbosa Lima (Poesia – Joãozinho e Terezinha)

2º Lugar – Melissa Lima Alves (Poesia – Mariazinha e a Trancinha)

3º Lugar – Maria Rita Santos (Poesia – Menina Bonita).

Adolescente (de 12 a 17 anos):

1º Lugar – Marcos Gabriel dos Santos (Poesia – Ancestrais)

2º Lugar – Giovana Vitória Gomes dos Santos (Poesia – Consciência Negra por uma garota branca)

3º Lugar – Pedro Washington da Silva (Poesia – O navio de hoje)

Jovens (de 18 anos a 29 anos):

1º Lugar -Andressa da Silva (Poesia – Cotidiano)

2º Lugar – Hugo Lopes de Souza (Poesia – Visão acromática)

3º Lugar – Caroline Santos Silva (Poesia – Podemos)

Adultos (de 30 anos a 59 anos):

1º Lugar – Joel Nascimento Rodrigues (Poesia – África? Presente!)

2º Lugar – Jozinete de Oliveira (Poesia – Raízes)

3º Lugar – Eduardo Luiz Silveira (Poesia – Cine Negro)

Terceira Idade (de 60 anos ou mais):

1º Lugar – Elisabete de Carvalho Mello (Poesia – Isso é coisa de Preto)

2º Lugar – Maria de Fátima da Silva Rabelo (Poesia – A beleza da cultura negra)

3º Lugar – Ivonete Jordelina de Souza (Poesia – Lembranças de um passado)

Semana da Consciência Negra recheada de novidades

Para celebrar as festividades do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Prefeitura programou uma série de eventos com o objetivo de valorizar o negro, sua cultura e ressaltar a importância social. O primeiro deles ocorreu no dia 17 de novembro, com a posse da Comissão da Promoção da Igualdade Racial – Proracial. O evento aconteceu no hall de entrada da Prefeitura, na Vila Nova Itapevi.

A Comissão é destinada a garantir a igualdade de oportunidade, a defesa dos direitos individuais e coletivos, visando a promoção da igualdade racial. É voltada à prevenção, ao combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial, assim como as ações desenvolvidas para a valorização da população negra de Itapevi.

A Comissão surge ainda para ajudar a esclarecer o entendimento é de que “a raça continua sendo um recurso político–ideológico de estigmatização, segregação, dominação e exploração em todo o mundo, afetando a vida social e as relações de poder em prol de uma sociedade desigual”, explica Letícia Dionísio, assessora de programas especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

No sábado (20), a Prefeitura promoveu, na Praça 18 de Fevereiro, uma tarde de eventos que começou com a montagem da Exposição Representatividades Negras, com personalidades de Itapevi e com a presença do casal de sambistas Valdecir Viana e Ana Eunice Franco, do Centro de Convivência do Idoso (CCI). As festividades também contaram com a apresentação da cantora Drag D’Lucca e do grupo Senhores do Samba.

No último domingo (21), foi realizado o “Dia do Hip Hop”. A iniciativa integra o calendário oficial da cidade. O evento aconteceu no Parque da Cidade. Todas as atrações transitaram entre o Soul, Black Music e o Hip Hop.

As festividades têm como objetivo criar mecanismos de integração da juventude, visando o combate às drogas e implementar debates como forma de combate a qualquer tipo de discriminação

spot_img
spot_img
RELATED ARTICLES
- Advertisment -
spot_img
spot_imgspot_img

Most Popular