Por Karine Kelly
Em tempos de pandemia, os médicos afirmam o quanto é imprescindível cuidar da mente para o equilíbrio da saúde, os cientistas cada vez mais comprovam os benefícios da meditação para a saúde mental, os espiritualistas apontam o quanto aquietar a mente te coloca em um estado interno mais positivo e que estamos momento de olhar para dentro, para a regeneração aconteça.
Com todas essas referências, é difícil não desejar meditar, mas os conceitos tradicionais de meditação envolvem muito marketing negativo, como discutido por Dan Harris no livro 10% mais feliz, são posições anormais, mantras passados apenas por monges e o tal silenciar a mente, que parece coisa de seres divinos.
No início da quarentena, desenvolvi um Transtorno de Ansiedade Generalizado, pensando que era só uma questão de tempo até que a Covid-19 chegasse em casa e levasse um dos meus pais, pensando que eles eram os mais vulneráveis, então não consegui trabalhar, pois estar lá, significava um risco de contágio, porque a maioria não estava respeitando o isolamento social, e, também, perdendo tempo de vida com meus pais, cheguei a conclusão que o valor monetário, não valia o tempo perdido em família, então adotei na íntegra a #ficaemcasa.
Logo, ocupei-me todas lives e cursos de desenvolvimento pessoal que desejei fazer, concomitantemente, em contato com a natureza, cuidado da horta, vivendo a verdadeira riqueza, o momento presente.
Meados de abril, fiz uma formação de Coach. Com isso, o sonho de ajudar pessoas além da caridade, de dedicar-me 100% ajudar pessoas, tornou-se palpável através dessa profissão. Passei a dedicar-me às aulas e encontrar a melhor forma de oferecer meus serviços, parecia que tudo ia bem, porém a ansiedade de querer viver os resultados, de encontrar pessoas que pudesse ajudar, começou a trazer a tona, toda desconfiança em mim existente desde a infância. A voz da autocrítica tornou-se cada dia mais forte e mesmo tomando medicação, a ansiedade tomou conta outra vez, deixando-me paralisada, consumida por meus pensamentos.
Decidi enfrentar meu maior medo, olhar para mim e participar de um desafio de 21 dias de meditação com a Monja do Amor, a partir de lives diária explicando conceitos da tradição Ishaya, práticas de meditação e exercícios de clareza.
A cada prática, voltava viva da meditação, sentia-me realizada, fortalecendo cada vez mais o bem estar, e, aos poucos, o desejo que tinha, há uns 9 anos, de viver os benefícios da meditação foram acontecendo, pois tinha alguém para guiar meus passos e um grupo de apoio que, também, estava na jornada de despertar.
Após este período dedicado para reconhecer e escutar minha voz interior, aconteceu:
- Percebi que estava seguindo modelos de felicidade que não eram meus
- Reconheci máscaras e a moldura a um relacionamento iniciado pelos motivos errados
- Conquistei a força interior para saber que sou mais que os meus pensamentos dizem sobre mim
- Percebi minhas emoções para que não dominassem-me mais
- Encontrei caminhos para comunicar minha autenticidade
- Parei de fingir aceitar o que era inegociável, por exemplo, minha paz.
- Ganhei mais cor, minha mente mais serenidade
- Desfrutei do prazer de meditar, de superar a mente e sentir minha essência a cada prática
- Reconheci que somos luz, somos amor sendo assim, a harmonia e o equilíbrio é natural a nossa consciência
E, o mais importante, percebi que meditação é mais simples do que pensava.
Hoje dedico a minha vida a apoiar pessoas na prática de mediação, para que você não precise passar 9 anos de tentativas, sentindo-se frustrada cada vez que sua mente diz que a meditação não tem utilidade ou que não está meditando direito e outros bla bla blas que sua mente te diz.
Em minha primeira matéria para o jornal, não poderia deixar de falar do que vivi com a meditação e contar que se eu, alguém que não se formou em Yoga, consegui vencer medicamentos e ansiedade com meditação, você também consegue!
Foi uma honra ter sua atenção até aqui, nos vemos na semana que vem, no qual trarei estudos científicos aclamados sobre meditação, ou em minhas redes sociais abaixo:
https://www.instagram.com/karine.seretransbordar
https://www.facebook.com/SerETransbordar/
Desejo muita luz para seu fim de semana!