Começa nesta terça-feira (7), as inscrições do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o País.
Ao todo, 51 mil vagas são oferecidas. O Sisu também disponibiliza pela primeira vez, além das graduações presenciais, cursos superiores na modalidade de ensino à distância (EAD).
Podem participar da seleção os candidatos que prestaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não zeraram na redação.
Quem prestou a prova como treineiro, está fora do processo.
A classificação é feita de acordo com o desempenho obtido no exame. Dependendo da instituição e do curso, algumas instituições exigem uma nota mínima para o ingresso.
Para concorrer ao Sisu não há critério de renda familiar. A única condição imposta pelo Ministério da Educação (MEC) são vagas reservadas para pessoas de baixa renda.
O resultado será divulgado na próxima terça-feira (14).
Caso aprovado, o candidato terá de ficar atento às instruções para não perder o prazo de matrícula na instituição desejada.
Haverá também uma lista de espera no site do programa, que acontecerá entre os dias 14 e 21 de julho.
O cadastro para o Sisu é gratuito. A partir desta edição, o acesso ao sistema de inscrição https://sisu.mec.gov.br/#/ do programa será realizado com o login único do gov.br, sistema de acesso único do governo federal. O cadastro no gov.br pode ser feito neste endereço: https://sso.acesso.gov.br/login