Gratuito, o material traz assuntos corriqueiros do dia a dia das famílias, abordando desde qualidade do sono, organização da rotina, alimentação, produtividade em home office até dúvidas sobre saúde
São Paulo, agosto de 2020 – Nos aproximamos do quinto mês de isolamento, mais de 100 dias em que o Brasil praticamente parou por conta do novo coronavírus. Durante essa jornada, a habilidade em conciliar os afazeres domésticos, o cuidado com os filhos e as responsabilidades profissionais foi imprescindível, e ainda está sendo, para manter tudo nos eixos. Muitas dúvidas sobre saúde, comportamento frente ao “novo normal” e educação acompanham o dia a dia de muita gente, ao passo que o sentimento de culpa, frustração e medo está o tempo todo presente.
Durante esse período, e diante deste cenário, a Theia, a plataforma que dá suporte de saúde física e emocional a pais, mães e seus filhos, disponibiliza uma coletânea de conteúdo em formato de ebook. Produzido em parceria com profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, coaches de carreira, nutrição e outros, aborda temas como trabalho, rotina, comportamento com as crianças, saúde física e mental, sono e nutrição. O material está liberado para download gratuitamente, e o objetivo é auxiliar as famílias e educadores durante esse processo.
“Acredito na máxima de que ninguém deveria se sentir sozinho (a) na jornada da parentalidade, principalmente neste momento que estamos passando. Algumas pessoas com mais dificuldades, outras, menos, porém todos com grande incerteza. Contar com uma rede de apoio é fundamental para passar por tudo isso de forma mais tranquila. O isolamento, por si só, já é bem difícil e, com filhos pequenos, se torna ainda mais desafiador. Com este guia, queremos ajudar pais e mães e aliviar um pouco dessas dores.”, diz Flavia Deutsch Fundadora e CEO da Theia.
Pesquisas feitas pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz apontam que, aproximadamente 1/3 da população teve ou terá alguma doença mental decorrente deste momento a curto, médio ou longo prazo.
“Um ponto importante para os pais é aceitar que os filhos podem estar um pouco desregulados com tantas mudanças na rotina, que o aproveitamento nos estudos dificilmente será como antes, que a casa tende a estar um pouco mais bagunçada por alguns períodos, que o trabalho não terá o mesmo rendimento e que as emoções tendem a estar mais confusas também. Aceitando essa desordem momentânea, e diminuindo a cobrança sobre si e sobre os outros, a situação pode ficar mais leve”, recomenda o psicólogo Ricardo Lemos.