Por Karine Kelly
Os exercícios de meditação, com foco na respiração ou no áudio guiado, tem por objetivo promover presença no seu tempo-espaço, de modo a ativar sua capacidade de executar apenas uma tarefa por vez e ter satisfação nisso, ao invés de viver nesse turbilhão de tarefas que causa estresse.
Mas você pode pular essa etapa de sentar-se e meditar, indo direto para a atenção plena ou mindfulness.
Essa técnica consiste em concentrar sua atenção total no que está fazendo, então se está lendo esse artigo, não saia dele, resista ao impulso de ver as notificações, observe como é sua reação a cada palavra, qual a sensação que esse texto está provocando, só perceba, acolha sem julgar.
Mas só a prática te ajudará a entender o que, de fato, é colocar a consciência plena no que está fazendo. Por isso, pensar em atividades cotidianas para desenvolver essa possibilidade de meditação, como:
Banho: Aprecie o calor da água, o toque da esponja no seu corpo, coloque sua consciência no tato, na pele, não no ato.
Alimentação: Muitas vezes comemos totalmente distraídos, sendo assim temos menor saciedade com o alimento, então use sua alimentação para ser seu momento de paz, colocando a atenção no seu paladar, experimente fechar os olhos quando come, sentirá muito mais o sabor e o prazer.
Caminhada: Observe cada passo, coloque sua consciência no movimento do corpo, na mecânica de andar, quanto mais lento, mais conseguirá manter o foco, facilitando seus pensamentos não tirem o foco.
Academia: Coloca a atenção no músculo em exercício, não de forma externa, não só olhando, mas sentindo seu movimento. Essa é uma prática que os profissionais recomendam para ter mais resultados.
Dicas extras: Pense em sua atividade como única atividade existente.
Viva-a sem pensar na conclusão, apenas desfrutando da jornada.
Questiona-se: “Como posso fazer isso com mais alegria?”
Exercite a gratidão ao lavar a louça, interaja com os objetos de cada ação, abra sua percepção para sentir o quanto é bom essa interação.
Para além de técnica, a atenção plena é um estilo de vida, na qual sua consciência é trabalhada para alinhar ao seu interior, colocando sua percepção em conexão com a origem, para a fonte, assim a mente deixa de dominar-te.
Prático por acreditar, além de alinhada à afirmação feita Tolle no livro O Poder do Agora: todo sofrimento vem da fuga do momento presente. Só olhando para si, que temos o poder de realmente escolher, enquanto vivemos com a mente nos guiando, vamos fugir do medo, jurando que estamos buscando a felicidade, sendo que ela está na aceitação da vida, da sua identidade, independente se ela agora está como deseja ou não, só aceitando tem propriedade para mudá-la (2002, p. XX).
Se esse artigo te fez bem, comenta aqui embaixo ou em minhas redes sociais, se quiser que fale algum aspecto da meditação, será um prazer esclarecer sua dúvida!
Referências:
TOLLE, Eckhart. Praticando o poder do agora. Sextante: Rio de Janeiro, 2002
https://www.instagram.com/karine.seretransbordar/
Texto: Karine Kelly, Mentora de Meditação, Coach e Hipnoterapeuta.
Revisão por: Jéssica Almeida, Graduada em Letras.
Fotografia por: Fabio Cordeiro