Ministro interino da Educação de Jair Bolsonaro (PL), Victor Godoy Veiga afirmou, nesta quarta-feira (11), nas redes sociais, que o primeiro dia de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – porta de entrada para grande parte das universidades brasileiras –, que marcou essa terça-feira (11), alcançou a marca de 1 milhão de inscritos.
“As inscrições vão até o dia 21 de maio e as provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Garanta você também sua inscrição na Página do Participante”, pontuou o chefe da pasta.
No ano passado, pouco mais de 3,1 milhões de pessoas se inscreveram para a prova – menor taxa em mais de 10 anos – e 2,8 milhões, de fato, efetivaram participação no exame.
O ápice de inscritos ocorreu em 2014, quando o número foi de 8,7 milhões, e se manteve nesse patamar até 2016. Entre 2018 e 2020, a quantidade variou entre 5,5 milhões e 5 milhões.
Inscrição pode ser paga com Pix
Neste ano, a taxa de inscrição do Enem – de R$ 85 – poderá ser paga com Pix e cartão de crédito.
O valor poderá ser quitado até 27 de maio, apesar de o registro para participação terminar no dia 21. A inscrição deve ocorrer, exclusivamente, pela internet.
Pagamentos por cartão de crédito terão cobrança adicional de taxa administrativa no valor de R$ 2,54. Meios anteriormente contemplados, como boleto bancário, continuam disponíveis.