Flexibilizar quarentena além do permitido pode caracterizar improbidade, diz Ministério Público
Prefeito de Barueri, usou suas redes sociais para expressar sua indignação com a atitude do governo do estado em regredir as cidades da Sub-região Oeste da fase Amarela para a Laranja. A reclassificação foi anunciada nesta sexta-feira (7) durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
“Fui surpreendido porque todas as exigências que são estabelecidas pelo próprio estado estamos cumprindo rigorosamente. Estamos abaixo dos índices que eles exigem que a gente tenha para permanecer na fase Amarela. Está diminuindo o número de incidências da doença em Barueri, está diminuindo o índice de internação e mortalidade. Temos mais de 40% de todos os equipamentos disponíveis. Estamos em uma situação superior a muitos municípios. Aliás, dos seis itens que o estado estabelece para que a gente esteja dentro de um contexto, três deles já nos coloca na cor Verde. Não tem nenhuma razão para estar na cor laranja”, desabafou o Prefeito.
Furlan afirmou que vai publicar um Decreto na próxima segunda-feira (10) prorrogando a permanência de Barueri na fase Amarela. “O STF estabeleceu que os estados legislam a respeito e as cidades também, então os municípios têm competência para determinar em que fase vai estar”.
Na fase Laranja, a flexibilização da quarentena é mais restritiva. Esta etapa permite funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três. Já na Amarela a capacidade de público é de 40% e também podem abrir bares, restaurantes, salões de beleza e academias.
“Mantenham a tranquilidade. Vamos continuar na fase Amarela. Vamos continuar combatendo esse vírus, mas de uma forma que não destrua a economia das famílias da nossa cidade”, finalizou.