A ViaMobilidade, concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou uma grande troca de trilhos na região da estação Itapevi. Segundo a empresa, foram 1.300 metros de novos trilhos instalados nas vias.
A troca de trilhos é um procedimento de manutenção que ocorre quando há falha ou desgaste das barras existentes. Para não comprometer a operação, as atividades são realizadas durante os finais de semana e nas madrugadas.
A operadora afirma que a recente intervenção, que também contou com correções na geometria (traçado) da via, resultou na retirada de pendências de velocidade no trecho. Isso significa que os trens poderão circular com maior velocidade no local onde os novos trilhos foram instalados.
A velocidade entre as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso voltou a ser normalizada em 70 km/h, fazendo com que as viagens, aos poucos, reassumam o tempo anteriormente praticado.
Devido às condições dos trilhos, em alguns pontos a velocidade foi limitada a 40 km/h ou até mesmo a 25 km/h por questões de segurança.
Recentemente a empresa solicitou à CPTM o empréstimo de alguns equipamentos para auxiliar na troca de trilhos longos, algo que pode se refletir na melhoria das condições de manutenção hoje existentes.
A operadora ainda declarou que pretende realizar a troca de 30 quilômetros antigos por novos até o final deste ano.