Mapeamento irá permitir planejamento de mobilidade urbana na cidade
A partir desta terça-feira (24), a Prefeitura de Itapevi realiza a Pesquisa Origem/Destino, que irá mapear o deslocamento dos usuários de ônibus na cidade. A iniciativa tem como objetivo colher dados que serão usados no planejamento de ações e soluções para a mobilidade urbana no município, garantindo mais segurança e qualidade de locomoção e da rede de transportes coletivos.
A pesquisa será feita até a primeira quinzena de dezembro, em parceria com a Mobiflex Projetos. Os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachá da Prefeitura e documento de identidade.
O questionário será realizado casa a casa e visa identificar as principais viagens das pessoas, o motivo e o tipo de transporte utilizado. O pesquisador não precisará entrar no imóvel.
O mapeamento destes dados irá permitir uma análise apurada do fluxo de viagens, a comparação com a rede de linhas de transporte e a rede de vias existentes. Com estes resultados, será possível identificar as carências no atendimento da demanda de transporte, fundamentando as propostas para a ampliação da rede de ônibus no município.
Com a pesquisa, ainda será possível estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características socioeconômicas da população e aspectos físicos da ocupação urbana, de forma a estabelecer projeções futuras das necessidades de viagens das pessoas.