Ao completar quatro anos de funcionamento, o Centro Integrado de Saúde (CIS) mostra que tem aumentado cada vez mais o volume de serviços médicos de qualidade à população. Criado pela Prefeitura de Itapevi, a unidade registrou um total de 438.233 atendimentos desde a sua criação, em 2020. Deste total, foram 251.431 consultas e outros 186.802 exames realizados durante o período.
Em funcionamento desde 3 de julho de 2020, o CIS conta com 24 diferentes especialidades. Entre os tipos de consultas disponíveis, estão cardiologia, neurologia e oftalmologia, além de outras variedades.
O Centro oferece ainda 16 tipos de exames aos pacientes do município. Nessa lista, destacam-se a tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, testes ergométricos e os mais comuns como raio X. O CIS foi criado dentro da premissa da Administração de oferecer uma assistência médica de qualidade aos cidadãos de Itapevi.
Consultas médicas
Das 251.431 consultas contabilizadas no período, oftalmologia com 22.015 ficou em primeiro, já dermatologia está em segundo lugar entre as especialidades (22.025). Em terceiro lugar ficam as consultas endocrinológicas com 23.193.
Exames realizados
Em relação aos 186.802 exames efetuados nos últimos quatro anos, foram 56.309 de raio X em geral. Ainda entre os mais realizados, apareceram tomografia (23.015), endoscopia (10.507), espirometria (5.198).
Funcionamento
O CIS funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87, na Vila Santa Rita. O paciente não precisa ir até o Centro para marcar consulta ou algum exame. Esse encaminhamento é feito pelo clínico geral da Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima da pessoa.
Esse mesmo profissional é responsável por analisar a necessidade de quem recebe esse primeiro atendimento por um especialista e apontar a necessidade dos exames. A partir daí, um servidor da Prefeitura entrará em contato com a pessoa para informar o dia e o horário do agendamento da consulta no CIS.
Transporte gratuito ao CIS
O CIS também dispõe de um transporte gratuito para os pacientes. O Expresso Saúde faz o trajeto Terminal de Ônibus até a unidade, que fica distante do Centro.
Para o itinerário, o CIS ganhou dois novos micro-ônibus. Apenas as pessoas com agendamento ou retorno de consulta ou de realização de exames no centro podem usar o transporte.