Itapevi promoveu no dia 13 de setembro a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude. O evento foi aberto ao público e aconteceu na Câmara Municipal
Os jovens presentes no evento debateram propostas, ideias e acompanharam os debates que abordaram os direitos deles nos mais diversos segmentos, como sustentabilidade, saúde e esporte. A comunicação na juventude também foi um dos temas discutidos.
Para o Presidente da UMES Itapevi Mauricio de Sales, é de grande importância a participação dos jovens na conferência. Pois é o momento em que todos os olhares estão voltados para atender as propostas que aparecem relacionadas a juventude em níveis municipal, estadual ou federal. Um momento de propor e aprovar propostas de melhorias e criação de novas formas em atender às demandas dos jovens”, destacou.
Segundo Mauricio a reconstrução do Brasil precisa das juventudes. “O Brasil tem atualmente 48 milhões de jovens, dos quais 61% são negros, vivendo em condições ampliadas de vulnerabilidade devido ao racismo estrutural. A grande maioria é moradora das cidades e muitos habitam as favelas e periferias, locais sem infraestrutura e políticas públicas adequadas. Investir em políticas públicas de juventude significa também aproveitar ao máximo o potencial das novas gerações para o desenvolvimento do País. Porém, já entramos em rota de descenso do crescimento demográfico e não aproveitar essa janela histórica é um erro grave”, finaliza Mauricio.
Mauricio de Sales e outros três jovens foram eleitos delegados municipais que irão representar a cidade na Conferência Estadual da Juventude, programada para os dias 27 e 28 de outubro em Olímpia, no interior de São Paulo.
Sobre a Conferência:
A conferência ocorre a cada dois anos, sempre convocada pela Secretaria Nacional de Juventude, por meio do CNJ (Conselho Nacional de Juventude). Ela tem como objetivo utilizar a agenda da juventude para o desenvolvimento de Itapevi, e posteriormente do estado e do Brasil com o avanço das propostas sendo levadas da esfera municipal para a federal.
Os delegados municipais terão direito a levar as propostas da juventude ao estado e consequentemente se eleitos em âmbito nacional. A Conferência Nacional acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília.